Pensando no futuro: o mundo depois da pandemia

16/06/2020

 

Vai passar! Se tem uma coisa que você pode ter certeza é que essa pandemia vai chegar ao fim. E temos provas disso! Países como China e Itália, que pareciam viver um pesadelo sem fim, já começam a retomar as atividades gradativamente. Até mesmo Fernando de Noronha, em Pernambuco, já zerou o número de casos e começa a viver o novo “normal”.

 

E por falar nesse termo, o mercado deverá se reinventar. As principais tendências e atividades previstas no começo do ano agora dão espaço para novas necessidades vividas na pele durante esse período turbulento. E é exatamente sobre esse tema que vamos conversar agora. Então, continue conosco! 

As previsões iniciais eram bem otimistas

Se você é um profissional de Marketing, sabe que, no início de cada ano, os principais especialistas da área já fazem suas famosas previsões do que será tendência. E tudo é feito com base em muito estudo e análise de ferramentas inovadoras e comportamentos do consumidor, então, dá para confiar! 

 

As tendências elencadas para o início de 2020 eram bem otimistas e inovadoras. Uma das mais comentadas pela maioria dos profissionais da área era o aumento do uso de inteligências artificiais. Calma, ainda não chegaremos em um nível Westworld, mas o uso de chatbots e assistentes pessoais de voz (como a Alexa) ficariam cada vez mais comuns.

 

Outra tendência prevista era que cada um de nós assinaria pelo menos um serviço de streaming. Isso faz bastante sentido, considerando que novos serviços não param de ser lançados. O que começou apenas com a Netflix agora dá espaço para serviços próprios de canais de TV ou focados em nicho de mercado, com o streaming para amantes de filmes de terror, por exemplo. Ou seja, quanto mais opções, maiores as chances de você ceder ao desejo e assinar pelo menos um serviço. 

 

E essas são apenas algumas tendências que citamos. Ainda existe: o aumento de influenciadores digitais, da demanda de conteúdo em áudios (podcasts) e vídeos (vídeos marketing), ascensão de novos aplicativos (Tik Tok, Telegram) e não para por aí. Fato é que “modernidade acelerada” era o verdadeiro slogan por trás do ano de 2020.

E agora com a pandemia?

Agora, o que parecia crescer em um ritmo impossível de ser contabilizado, deu uma freada brusca. Isso quer dizer que o crescimento e evolução pararam? Não, mas que apenas as prioridades mudaram. Logo, as tendências não apenas para 2020, mas como para os próximos anos, tomaram novos rumos. Por isso, existem alguns itens que merecem sua atenção, e a gente vai destacar para você a partir de agora!

Valorização de iniciativas sociais

Vamos começar te falando uma dura verdade: uma crise dessa magnitude serve para separar o joio do trigo. Isso quer dizer que aquelas empresas que vendem uma imagem de preocupada com o bem-estar dos seus funcionários, clientes e sociedade, mas não aplicam essa imagem na prática, acabam sendo muito impactadas negativamente.  

 

Fato é que, com uma sociedade cada vez mais diversificada, toda a iniciativa que vise proteger grupos de risco ou valorizar as diferenças serão muito bem vistas. Por isso, um estudo aprofundado do cliente ideal, seguido da definição de uma estratégia para resolver as suas dores, será essencial para desenhar uma publicidade que valorize esse aspecto. De uma coisa certa: empresas preocupadas com questões sociais têm tudo para crescer ainda mais após esse período.

Aumento do consumo online

Se antes você tinha o mercado online como uma opção, agora ele se tornou item obrigatório. Já falamos aqui diversas vezes e vamos repetir: empresas que estão na internet se saíram melhor durante a pandemia. E, agora, esse tipo de consumo tende a crescer ainda mais. Afinal, se alguém tinha receio de comprar pela internet, agora foi obrigado a testar isso pelo menos uma vez.

 

E existem tantas ferramentas pra que esse movimento comece logo. Você pode divulgar seus produtos pelas redes sociais, aceitar pedidos via WhatsApp, investir em um site… Enfim, o importante é dar o primeiro passo e ir testando novas ferramentas, de acordo com a recepção do seu público. Vale ressaltar que contar com a ajuda de uma equipe de marketing é essencial para dar este passo da maneira certa e permitir crescimento.

 

Inovação e versatilidade

Não importa o seu segmento, o ideal é fazer uma análise minuciosa do seu produto e descobrir formas de torná-lo útil para diversos tipos de público. Veja o exemplo do Zoom. O aplicativo para reuniões online viu seu número de usuários dobrar durante a pandemia. Até o fechamento deste texto, o app tinha registrado mais de 100 mil downloads na Google Play Store. E por quê? Por sua versatilidade. Ele pode ser usado em reuniões, aulas, para conversar com amigos a distância...

 

É por isso que soluções inovadoras têm tudo para serem uma tendência ainda mais forte no mercado pós-pandemia. E, mais uma vez, analise sua persona, verifique quais são suas preocupações no momento e antecipe soluções para que seu negócio continue em alta.

Humanização da comunicação

O atendimento digital se tornou ainda mais necessário nesse momento, mas a pandemia despertou o lado mais sensível da pessoas. Marcas muito robóticas, que investem em publicidade com exageradas descrições sobre as vantagens dos seus produtos, tendem a sofrer dificuldade nesse momento e não é temporário. A comunicação próxima à linguagem do seu cliente será cada vez mais valorizada.

 

Isso quer dizer que não dá para usar o chatbot, por exemplo? Pode, sim! Mas você precisa adequar esse chat para tornar a conversa natural. Suas redes sociais também precisarão mudar e trazer uma linguagem mais leve, ou seja, expressar sentimento e identificação com os seguidores. Essa mesma medida vai valer para peças de rádio, TV e outros meios de comunicação.

E as tendências iniciais, devo esquecê-las?

Não, elas ainda merecem sua atenção, afinal, são parte importante da evolução do marketing, publicidade e consumo. Mas a palavra para o mundo pós-pandemia a curto prazo é readequação. Nesse momento é muito importante que você faça um diagnóstico completo da sua comunicação atual e incorpore novos métodos para atender à nova demanda de mercado.

 

Quer uma mão amiga para essa tarefa? Conte conosco! Na Olé Propaganda, temos uma equipe preparada e infraestrutura completa para atender suas necessidades e manter seu negócio crescendo, mesmo durante a pandemia. Acesse nosso site www.olepropaganda.com.br, preencha o cadastro e aguarde o contato da nossa equipe.