Expectativas e mudanças no comportamento dos consumidores

22/06/2022

Cada ser humano tem suas vontades e hábitos, que estão presentes em todos os aspectos da sua vida e, na hora de consumir, não é diferente. Cada consumidor apresenta um tipo de comportamento e é possível que essa conduta se altere no decorrer da vida. Por isso, é preciso ter em mente como os consumidores pensam antes de consumir, quais são seus hábitos e o que os influencia na decisão de compra.

O comportamento do consumidor vem sofrendo grandes mudanças nos últimos anos, com a ascensão do mercado digital, que mudou totalmente o processo de compra e o acesso aos produtos, e com a situação da pandemia e do isolamento social em todo o mundo.

Os efeitos da pandemia no comportamento do consumidor vão desde aumentar ou diminuir o consumo de algum produto e serviço, mudança na forma de comprar, dando preferência para o meio online, entre outros fatores. Essa situação alterou os costumes dos consumidores de uma maneira nunca prevista antes, agora, nos resta analisar como isso se dará daqui para frente.

Segundo pesquisas da empresa WGSN, que levantou dados tentando prever como será o comportamento do consumidor nos próximos dois anos, os novos consumidores apresentam uma percepção diferente sobre produtos, serviços e as experiências causadas por eles. Esses consumidores estão cada vez mais preocupados com questões ambientais e sociais, e as empresas devem explorar o lado mais emocional em sua comunicação.

O aumento nas buscas nas plataformas de pesquisa também refletem o comportamento dos consumidores nesse período. Segundo dados do Google, pesquisas relacionadas à saúde física e mental, como alimentação saudável, meditação, exercícios físicos tiveram um aumento de mais de 90%, e assuntos como reformas e decoração para casa aumentaram em 80% nas pesquisas do Google. O consumo online apresentou um aumento de 40% no início do isolamento social, entre outros tópicos que tiveram um crescimento considerável como a culinária, higiene e beleza, por exemplo.

Tendo em vista esses aspectos, as empresas devem focar em um comércio mais simples e facilitado, baseando-se nessa nova maneira de consumir: mais consciente e sustentável. Por isso, as empresas devem conhecer seu público para determinar a melhor forma de se comunicar e alcançá-lo de maneira eficiente e, com isso, conseguir melhores resultados.

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