Entenda o crescimento dos smartphones e a importância de um site “mobile first”
25/08/2021
Você lembra como era viver sem a internet na palma de suas mãos?
A geração alfa, composta por crianças nascidas a partir de 2010, é a primeira 100% inserida na era digital e como resultado, tornou-se a primeira sem conhecimento de como viver ilesa do bombardeamento de informações que essa nova era proporciona.
Dessa forma, se voltarmos na linha do tempo da história da tecnologia vamos descobrir que, em 1969, os Estados Unidos estavam desenvolvendo o primeiro sistema operacional considerado internet. Contudo, essa inovação demorou para chegar em território brasileiro. Foi em 1995, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, e com o lançamento do Windows 95, que iniciaram as primeiras conexões comerciais no Brasil. Mas, a utilização ainda era muito complexa e foi só após a ascensão dos smartphones nos últimos 10 anos, que seu acesso foi estendido.
Atualmente, 79,3% da população brasileira tem o mundo das informações em suas mãos, resultando em um aumento de 220% no período de uma década. Junto com essas inovações no mundo virtual surgiram novas formas de consumir conteúdo, mais de 50% dos usuários utilizam o smartphone para ficar por dentro das notícias, o que é possível com apenas um clique. Essa facilidade só trouxe benefícios para o mundo dos negócios, levando a maior parte dos empreendedores a buscarem plataformas que se adaptam e priorizam o projeto “mobile first”.
O que é um site mobile first?
Mobile first é uma técnica desenvolvida pelo diretor de produto da Google, Luke Wroblewski, entre 2009 e 2010. Nesse sistema é priorizado a criação de sites seguindo um modelo compatível com dispositivos móveis para depois adaptá-lo para o computador. Normalmente o caminho é ao contrário, um site é planejado para a versão desktop e, só mais tarde, para a versão mobile. Mas, com o aumento da praticidade dos smartphones na última década, essa realidade está sendo alterada.
É importante ter um site mobile first?
Em estudos realizados pelo IBGE 2019, mais de 98% da população fazia o acesso da internet utilizando seu celular, enquanto apenas 46%, menos da metade dos brasileiros, preferiam fazer o uso do computador. Também, com a pandemia e o lockdown em 2020, as vendas por e-commerce aumentaram em 75% e mais de 55% dessas foram realizadas pelo celular com o auxílio do modelo mobile first. A praticidade é quase sinônimo dessa técnica, em consequência o consumidor pode finalizar uma compra em minutos e trazer bom lucro para o seu negócio.
Quer mais motivos para investir em sites mobile first?
Desde 2018, o Google favorece os sites com o modelo “mobile first” em seu ranqueamento. Essa mudança foi necessária pelo número significante de usuários que fazem o acesso pelo smartphone, ou seja, essa técnica aliada a uma boa estratégia de marketing fará seu negócio alavancar e atrair possíveis novos clientes.
E as redes sociais?
As redes sociais já tinham sucesso bem antes das suas versões mobile, logo, quando seu acesso foi facilitado, sua ascensão foi inevitável. Com o progresso do e-commerce, o Instagram, o Facebook e as outras redes receberam novas funções. Sem perder tempo, essas plataformas entraram no jogo com o lançamento de opções de vendas dentro do próprio aplicativo, impulsionando o investimento dos comerciantes em seus perfis. Com os stories, por exemplo, o engajamento dos produtos tomou uma nova forma.
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