Custo por Lead: lead bom é lead caro?

27/01/2022

Investir em marketing digital é uma realidade para a maioria das empresas por ser eficiente, rentável e barato em relação a outros veículos, porém, é necessário ter uma estratégia bem definida para investir com sabedoria e obter o retorno esperado.

Os custos com marketing digital devem ser bem aplicados, para que os gastos sejam eficientes em atrair a maior quantidade de leads possíveis, mas também que não tragam prejuízo para a empresa. Para isso, é necessário analisar os dados de seus investimentos, e uma das principais métricas utilizadas para medir os resultados da sua estratégia é o Custo por Lead (CPL).

Mas afinal, o que é Custo por Lead?

CPL é o nome dado ao valor gasto por cada lead alcançado, ou seja, a divisão entre o valor gasto em uma campanha e o número de pessoas interessadas no seu produto ou serviço. Nem sempre o Custo por Lead mais alto trará resultados melhores, por isso, saber quanto investir em seus anúncios é muito importante para não desperdiçar dinheiro.

Essa métrica é a responsável por deixar visível se as estratégias usadas estão no caminho certo ou se devem ser repensadas, além de ser vantajosa financeiramente. Ter esse controle dos custos do seu negócio garante que sua empresa continue evoluindo, e conhecer essas métricas e os valores dos seus leads auxilia a administrar se os investimentos estão ou não valendo a pena.

E como avaliar o valor dos seus leads?

Para classificar um lead como barato ou caro, não podemos pensar somente no valor pago por ele, mas sim no retorno gerado pelo mesmo. Você quer saber quanto lucro esse lead trouxe para a sua empresa? Isso pode ser calculado por outras métricas como, por exemplo, o Retorno sobre o Investimento ou ROI. Essa métrica permite saber quanto dinheiro a empresa ganha ou perde com os investimentos feitos nos canais de marketing digital. O ROI pode ser utilizado como um dos principais indicadores para medir o custo-benefício dos investimentos feitos e, assim, medir com mais precisão o custo por lead.

Calcular o quanto deve-se gastar em um lead é muito relativo, isso vai depender da campanha, da segmentação que deseja, do seu público, entre outros fatores. Por exemplo, se o investimento trouxer um lucro muito maior, o CPL é considerado barato, independente de quanto dinheiro foi gasto com isso, mas sim considerando o retorno obtido, ou seja, tudo depende do retorno gerado.

É importante ressaltar que, com as estratégias certas, esse custo pode diminuir em até 61%, criando campanhas com conteúdos relevantes e de qualidade, se conectando ao seu consumidor, analisando os dados e segmentando o anúncio para o público correto.

Um ponto muito importante para uma campanha de marketing digital, é definir muito bem seu público-alvo para que as estratégias estejam alinhadas e sua comunicação seja eficiente na hora em que o anúncio atingir o seu consumidor. Isso facilitará que a campanha chegue em quem pretende ou gostaria de consumir seu produto ou serviço.

Essas e outras estratégias te ajudarão a definir melhor o quanto investir em leads e como fazer com que eles tragam o lucro esperado para o seu negócio. Quer ter mais controle sobre as estratégias de marketing digital da sua empresa? Conte conosco! Na Olé Propaganda temos uma equipe preparada para ajudar e manter o crescimento do seu negócio.