Copywriting: conheça o segredo da ação!

12/04/2022

O termo 'Copy' existe desde 1828, porém, a sua prática começou em 1870 com a criação do “copywriter”. Esse profissional, naquela época, era responsável apenas pela escrita de anúncios, sendo considerado um redator publicitário. Mas, atualmente, essa profissão já é vista como uma peça indispensável para o Marketing.

O Copywriting entrou em jogo para revolucionar o setor! Com o objetivo de convencer seus leitores e aumentar seus números, muitos empreendedores estão aderindo a essa nova forma de escrita. Quer saber mais e colocar a sua empresa  em destaque? Vamos te explicar melhor!

O que é Copywriting?

A estratégia tem objetivo de desenvolver um texto para vender sua ideia ao leitor, sendo realizado através de uma escrita persuasiva e com gatilhos que geram a atenção do público e do possível novo cliente. Dentro dessa técnica, ainda, podem ser inseridos termos de urgência, conexão, transformação, afinidade, compromisso, escassez, entre outros, que devem auxiliar na curiosidade do leitor sobre o seu conteúdo. Em conclusão, o segredo de tudo é falar com autoridade e conhecimento, deixando o consumidor seguro do fundamento do produto.

Por onde começar?

A base do copy é inspirar o leitor e levá-lo a tomar uma decisão em relação ao produto ofertado. Mas como?

Um bom escritor sabe que o primeiro passo para um bom texto é a pesquisa aprofundada. Não só do assunto, mas, também, de quem está consumindo, dessa forma, se você sabe com quem está falando, o seu texto ficará bem mais atraente. Também é  importante saber se expressar e não criar conteúdos muito técnicos ou muito formais, que acabam não sendo tão eficazes. Assim, a melhor dica é escrever como você fala, dando intimidade ao leitor.

Outro ponto essencial é apresentar dados e informações exclusivas, diferenciando a sua matéria das outras que já existem. Desse modo, para a criação de exclusividade deve-se incluir a necessidade de uma Call To Action (CTA), isto é, uma chamada para ação imediata. Essa chamada, além de atrair, também faz parte da estratégia de SEO (Otimização para Mecanismos de Busca). Assim, se o seu artigo tem um bom título e se encaixa nessa estratégia, o Google dará prioridade nas pesquisas, fazendo, por exemplo, seu blog alavancar no ranqueamento de buscas.

Mas o que é SEO?

A sigla SEO significa Otimização para Mecanismos de Busca, em outras palavras, são estratégias que deixam seu conteúdo mais atrativo para o Google. Um bom SEO é composto por palavras-chave no título, nos intertítulos, na introdução e na conclusão. Inserir links de outras matérias internas ou externas de algo citado no texto também faz seu conteúdo mais completo e auxilia no engajamento.

Por que devo investir no Copy?

O principal objetivo da técnica é o lucro através da escrita, mas ela acaba trazendo muito mais para a sua empresa. Todas as dicas, junto a boa comunicação, tornam possível atrair seu público e incentivar o acesso aos seus materiais, como e-books ou outros potenciais.

Não fique para trás de seus concorrentes, ainda dá tempo de entrar nessa! Aqui, na Olé, temos uma equipe preparada para colocar sua empresa em primeiro lugar. Quer saber mais? Entre em contato, vamos adorar te ajudar!