Conexão emocional com cliente fortalece a marca

16/05/2023

Existem dois motivos pelos quais as pessoas consomem: necessidade e emoção. A necessidade é exemplificada por produtos que precisamos para alguma utilidade, como uma escova de dentes para realizar a higiene bucal diária ou um veículo para transporte. 

Já a emoção aborda como nos sentimos em relação a um produto, quais sensações e sentimentos ele traz, como, por exemplo, falando ainda dos dois itens citados acima, uma escova de dentes pode tocar o emocional por sua cor ou por algum significado que ela pode acarretar - como o “juntar as escovas de dente”, e o veículo pode despertar sensações de liberdade, conquista e praticidade, além de critérios mais específicos relacionados ao próprio carro, que agradam o gosto do consumidor, como potência e design.
 

A melhor forma de se conectar com os seus clientes é através da emoção, proporcionando experiências que despertam no consumidor a vontade de voltar, nesse sentido, o atendimento é crucial para conquistar o cliente e levá-lo pela jornada de compra, que pode ser otimizada com estratégias de branding.

Através do branding, os propósitos e valores da marca podem ser valorizados, de forma que o cliente possa se identificar, se sentir parte do posicionamento e experimentar bons sentimentos para com a empresa.

Criar uma conexão emocional é muito mais do que buscar interações nas redes sociais, é criar laços duradouros, que vão fidelizar o consumidor, tornando-o um defensor da marca.

Um cliente emocionalmente envolvido com a empresa vai ser menos sensível ao preço e mais fiel à marca, vai divulgar e indicar a empresa para os conhecidos e amigos e ainda vai aumentar o consumo de produtos e/ou serviços da marca.
 

Como criar conexão emocional com clientes

  • Adote uma comunicação simples, sem rebuscamento na linguagem e que agrade seu público-alvo, que se faça entender facilmente e pareça com uma conversa entre amigos;
  • Esteja disponível em multicanais, dando atenção ao seu cliente através de chat, telefone, e-mail, redes sociais e outros que façam sentido para a sua empresa e, principalmente, para seu cliente;
  • Produza conteúdo relevante para seu público-consumidor, para que ele se informe e tenha a marca em mente quando pensar sobre o assunto abordado;
  • Conquiste a confiança do consumidor através da transparência e receptividade, dessa forma, ele estará disposto a pagar mais pela segurança;
  • Entenda e apoie as causas de interesses do seu cliente, assim, ele vai se sentir representado. Além disso, atualmente, os consumidores buscam por empresas que apoiam causas beneficentes.
  • Treine os atendentes da sua empresa para que a interação com o cliente seja personalizada e humanizada, fazendo com que ele se sinta especial e acolhido pela marca;
  • Esteja disposto a receber feedbacks e, principalmente, a trabalhar em cima deles, considerando as opiniões do consumidor, assim, ele vai perceber que a empresa o escuta, sentindo-se parte da marca no sentido emocional do pertencimento.

Além dessas ações-base para se conectar com o seu cliente, também considere uma estratégia de branding, que serve para pequenas, médias e grandes empresas. Com a implantação de estratégias, a tendência é que seus clientes se tornem cada vez mais conectados emocionalmente com a marca, de modo que a divulguem e a defendam perante outras pessoas, aumentando os seus resultados de venda.

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