Como inserir a sua marca no TikTok

14/03/2022

Sempre que uma rede social surge, é necessário pensar se é vantajoso inserir a sua marca na nova plataforma. Com o TikTok não é diferente, apesar de que, atualmente, não restam dúvidas que essa rede é repleta de oportunidades para as empresas.

Mas como inserir minha marca no aplicativo?

É importante lembrar que, assim como as outras redes sociais, o TikTok também tem seus formatos. O aplicativo é muito fácil de usar e de começar a criar seus vídeos e editá-los ali mesmo de uma forma simples. Fique atento aos conteúdos mais comentados na plataforma e nas trends do momento, elas podem mudar muito rápido, então não perca a oportunidade de produzir conteúdo para a sua empresa baseando-se nessas tendências. Não publique conteúdos “ultrapassados” na rede social, isso pode prejudicar o seu alcance e a audiência.

Saiba se posicionar dentro da plataforma. Não tente aplicar formatos publicitários tradicionais, o TikTok é uma rede social de entretenimento e o público está lá para isso, então busque divulgar a sua marca de uma forma divertida e, sempre que possível, com um toque de humor. É preciso ser criativo e inovar na forma de comunicar, tenha uma linguagem jovial e seja autêntico para estabelecer uma conexão com quem consome seus conteúdos e, assim, transformá-lo em cliente.

Como produzir conteúdo para o TikTok?

Para usar o TikTok em sua estratégia de marketing, você vai precisar produzir conteúdo para alimentar o seu perfil. Os vídeos no TikTok são feitos de forma simples, ou seja, não é necessário muito equipamento e nem orçamentos grandiosos, com apenas um smartphone você já consegue fazer tudo que é necessário. Por outro lado, a produção de conteúdo demanda tempo e muita criatividade.

Utilize as ferramentas que o aplicativo oferece para classificar o seu conteúdo: coloque as hashtags que estão em alta e fazem relação com o tema proposto, use as músicas virais da semana, e respeite o formato da plataforma, como os vídeos têm no máximo 60 segundos, faça um planejamento para que a sua mensagem seja compreendida por todos.

Mostre o dia a dia da sua empresa, como são feitos os produtos, ou como é realizado o serviço, quem está por trás de tudo, como são preparadas as embalagens para entrega, como é a relação interna da empresa, making offs, tudo isso gera curiosidade no público e conexão com a marca.

Os influenciadores também são uma opção! O TikTok conta com a presença de um grande número de influenciadores digitais, que vieram de outras plataformas, ou que até mesmo surgiram com a própria rede, chamados de  “tiktokers”. Apostar nesses criadores de conteúdo pode ser uma boa estratégia para atrair o público e dar visibilidade para a sua marca. Por isso, é interessante mapear influenciadores que estejam alinhados com a identidade do seu negócio e que consigam atingir o público esperado.

Usar uma boa estratégia de marketing no TikTok pode melhorar a visibilidade e os resultados da sua marca. Quer saber como planejar uma estratégia de marketing adequada para sua empresa nas redes? Entre em contato conosco!