5 tendências de consumo para alavancar seu negócio

12/04/2021

Em um cenário de constantes mudanças mercadológicas, é totalmente normal que o padrão de compra do consumidor se transforme. Neste sentido, é preciso estar atento as tendências de consumo, sempre de olho no hoje, mas sem esquecer que isso poderá se modificar no futuro.

Porém, vale destacar que algumas tendências nunca irão mudar. Exemplificando, seus clientes sempre irão prezar por um bom atendimento, qualidade do produto e confiabilidade na hora de realizar uma compra.

Vamos conhecer as principais tendências?!

 

Autenticidade

Com um mercado bastante competitivo, o que irá fazer sua empresa se destacar? A resposta é autenticidade!

Se você quer que as pessoas se identifiquem com sua empresa, você precisa que ela tenha um propósito. A partir daí, é preciso conhecer seu público-alvo, para desenvolver uma marca capaz de expressar o que seu cliente fala, almeja e se inspira.

Isso fará o consumidor te escolher, não apenas por status, mas porque enxerga uma relação mais próxima e representativa.  

 

Fortaleça o relacionamento com os clientes

Aquela relação mais distante entre cliente e empresa já não funciona mais. Atualmente, a tendência é apostar em uma comunicação mais pessoal.

Ao invés de usar uma linguagem formal, o ideal é utilizar os diversos canais de comunicação, como as redes sociais, para criar um bate-papo entre amigos, sem deixar de atender e auxiliar o cliente, mas de uma forma descontraída, leve e que transmita confiança.

 

 

Mobilidade

No Brasil, o celular é o principal meio de acesso à internet, inclusive sendo muito utilizado para fazer compras online e, principalmente, na hora de pesquisar um produto antes de adquiri-lo.

Isso demonstra que, mais do que nunca, seu negócio precisa se preparar para vender ou divulgar produtos através dos dispositivos móveis. Seja apostando em um aplicativo ou em um site mobile, o importante é que você use a mobilidade a favor do seu negócio. Aliás, como reflexo da pandemia, os aplicativos cresceram muito, principalmente para compras e entrega de comidas.

 

Marketing de conteúdo

A produção de conteúdo é uma estratégia do marketing que visa atrair, envolver e engajar seus clientes, de modo que converta em lucratividade para sua empresa.

Para que essa tática funcione, o conteúdo precisa ser relevante e confiável, porém mais do que isso, não deve se limitar a um único formato. Isso significa ir além de posts em blogs, apostando em um conteúdo multimídia, utilizando posts em redes sociais, vídeos, podcasts, e-books, entre outros.

 

Fidelização

Fidelização é a palavra da vez, especialmente considerando o atual momento de desafios. Com a pandemia, muitos consumidores mudaram seus hábitos, seja comprando online pela primeira vez, conhecendo novos sites/marcas ou até mesmo comprando do comércio mais próximo.

Se essa é uma porta que abriu para sua empresa, é hora de fidelizar esse novo cliente. Dessa forma, utilize estratégias que garantam uma experiência positiva de compra, com aspectos práticos de preço e qualidade, agregando o fator humano com um bom atendimento e credibilidade.